sexta-feira, 13 de maio de 2011

ABRINDO O VERBO

Deus planejou o casamento para proporcionar a felicidade, prazer e paz

Quero compartilhar com você um texto na Bíblia, no livro de Eclesiastes, que revela o desejo do coração de Deus para um casal: "Goza a vida com a mulher que amas..." (Ec 9.9).

Quando Deus planejou o casamento, Ele pensou em um relacionamento que proporcionasse ao casal alegria, felicidade, cumplicidade, prazer e paz. Infelizmente, com a queda (Gn 3) o homem passou a viver as consequências do pecado também no casamento. Mas Jesus se manifestou para trazer cura e restauração (Lc 19:10). Hoje é possível ser feliz no casamento, basta praticar os princípios estabelecidos na Palavra do Senhor, que é o nosso manual de instrução (Sl 119:105).

Aí pairam algumas perguntas no ar: "Quantos casais são realmente felizes no casamento? Quantos estão vivendo de acordo com o que foi planejado por Deus?" Se você é casado, que nota você daria para o seu casamento? Você é feliz no seu casamento?

Quando as expectativas que criamos antes de nos casar não são cumpridas começam as frustrações no nosso casamento.

Quando você se casou, o que você esperava do seu cônjuge? Todos os jovens que estão se preparando para casar, nutrem expectativas em relação ao futuro cônjuge.

A jovem desenha na sua mente tudo o que ela espera daquele que será o seu marido. Muitas dizem: meu futuro marido será sensível às minhas necessidades, romântico, gentil, afetuoso, generoso, bom amante, amigo, companheiro de todas as horas, trabalhador, bom genro, etc.

Não é diferente com o rapaz, que pensa: Minha futura esposa será romântica, generosa, mansa, carinhosa, boa amante, sensível as minhas necessidades, amiga, companheira e boa nora. Ai eles se casam, mas com um ano, os dois se frustram, porque nada daquilo que foi tão esperado acontece. Por quê? Uma das razões é porque na maioria das vezes os casais não praticam a arte da comunicação. Talvez o grande mal entre maridos e esposas esteja na falta de comunicação. Um não sabe qual é a real necessidade do outro. Quando não há diálogo, as necessidades não são conhecidas e por isso não são supridas. Bons casamentos, onde os casais evitam tropeçar em coisas ruins, são aqueles onde os dois se preocupam em manter os canais de comunicação sempre abertos.
Pense comigo numa coisa: Por que será que Deus criou a mulher? Somente para o sexo? Para lavar e passar? - Adão não usava nada!-
O que Deus fazia com o homem todo dia? Diga comigo: Dialogava, conversava. Acredito que ao se despedir do homem, Deus via como o semblante de Adão caía, pois ele iria conversar com quem? Com "Xita"? Entende o porque da dificuldade de se ter comunicação em casa? Satanás reconhece que um casal que se comunica é muito mais difícil de se derrubar. A comunicação entre marido e esposa também faz parte dos planos de Deus para a família.
Nunca deixe o seu marido/esposa ficar tentando adivinhar quais são as suas carências, necessidades ou anseios. Converse, dialogue, explique, se abra. Não existe outro caminho para superar este problema a não ser através da comunicação. O que muitos não sabem, é que não basta escutar, é preciso ouvir com o seu coração, o coração do outro. Ouvir com sensibilidade é se importar com aquilo que é importante para o outro. Que bom se você acordasse amanhã perguntado para si mesmo: "O que eu posso fazer hoje para suprir uma carência ou necessidade do meu cônjuge?" Esse é um dos segredos de uma vida a dois que vale a pena ser vivida! Reflita sobre isso e compartilhe com o seu cônjuge.
Vamos encarar mais esse grande desafio que é valorizar nossas conversas e nossa comunicação com nossos cônjuges. A nossa falta de intimidade com Deus através da oração pode ser um reflexo do nosso silencio com nosso cônjuge.

Fonte: http://www.creio.com.br/2008/mensagens01.asp?noticia=768

Nenhum comentário:

Postar um comentário